Descrição do Formação
EMENTA:
Funções e organização do Sistema Financeiro Nacional. Instituições normativas: Conselho Monetário Nacional; Conselho Nacional de Seguros Privados; Conselho Nacional de Previdência Complementar. Instituições supervisoras: Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Imobiliários; Superintendência de Seguros Privados; e Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Operadores: bancos; corretoras; consórcios; seguradoras; bolsas de valores. Política econômica e política monetária. Instrumentos de política monetária: compra e venda de títulos públicos; depósitos compulsórios e controle da taxa de juros. Mercado monetário e mercado de crédito. Mercado de capitais e mercado de câmbio. Órgãos normativos e fiscalizadores: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; e Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Instituições operadoras: bancos comerciais; bancos múltiplos; cooperativas e sociedades de crédito; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito imobiliário; associações de empréstimo e poupança. Conceitos de matemática financeira: acréscimos; descontos; juros simples; e juros compostos. Conceitos de contabilidade bancária: princípios contábeis; passivos e ativos. Operações passivas: depósitos à vista; depósitos a prazo; e cadernetas de poupança. Operações ativas: financiamentos; crédito; cheque especial; contas garantidas; títulos; leasing. Operações acessórias: cobrança e pagamento de títulos; arrecadação de tarifas e tributos; transferências de fundos; dinheiro de plástico; bancos virtuais; criptomoedas; modalidades de transferência eletrônica (DOC, TED, Pix). Operações de crédito: empréstimos; financiamentos; adiantamentos; e arrecadamentos.
OBJETIVO: Este conteúdo visa municiar estudantes e profissionais envolvidos com a área financeira e bancária das práticas cotidianas no Sistema Financeiro Nacional, incluindo operações e transações financeiras e bancárias, das mais simples como operações passivas, até as transações creditícias, abordando alguns conceitos aplicados na área de matemática financeira e contabilidade bancária.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
CURSO: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Compreender a importância do Sistema Financeiro Nacional, entendendo sua organização e função na regulação e operacionalização das transações financeiras e bancárias no país.
Identificar os conselhos reguladores do Sistema Financeiro Nacional, aplicando suas instruções normativas na elucidação de dúvidas e impasses no dia a dia bancário.
Entender as funções das instituições supervisoras do Sistema Financeiro Nacional, reconhecendo sua atuação nos diversos impasses e procedimentos transacionais na área bancária.
Discernir sobre o papel dos operadores do Sistema Financeiro Nacional, como bancos, corretoras, consórcios, seguradoras e bolsas de valores.
CURSO:POLÍTICAS E MERCADOS DO SFN
Compreender as propriedades fundamentais da política econômica, entendendo sua influência no comportamento dos mercados e na economia em geral.
Entender a influência da política monetária no cenário da economia, dos investimentos e das operações bancárias como um todo.
Diferenciar mercado monetário de mercado de crédito, entendendo seus instrumentos reguladores e suas funcionalidades.
Discernir sobre as peculiaridades, propriedades e funcionalidades do mercado de câmbio e do mercado de capitais.
CURSO: MERCADO FINANCEIRO
Identificar os órgãos normativos e fiscalizadores do mercado financeiro, compreendendo como eles atuam na proteção do capital.
Compreender a vastidão de operadores do mercado financeiro e suas atribuições, tais como bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento, cooperativas e associações de crédito, empréstimo e poupança.
Aplicar os conceitos fundamentais da matemática financeira nas operações mais corriqueiras do mercado financeiro, como acréscimos, descontos, juros simples e compostos.
Utilizar os conceitos básicos da contabilidade bancária para entender as operações de crédito, débito, passivo e ativo.
CURSO: PRÁTICAS DO MERCADO FINANCEIRO E BANCÁRIO
Identificar as operações ditas como passivas no cotidiano bancário, tais como depósitos à vista, depósitos a prazo e cadernetas de poupança, compreendendo seu funcionamento, rito processual e limitações.
Transacionar as operações ativas do sistema bancário nacional, tais como financiamentos, créditos, cheque especial, contas garantidas, títulos, leasing, entre outras, compreendendo seu funcionamento, rito processual, garantias e limitações.
Compreender a funcionalidade das operações acessórias do sistema bancário nacional, tais como cobrança e pagamento de títulos, arrecadação de tarifas e tributos, transferências de fundos, dinheiro de plástico, bancos virtuais, criptomoedas, modalidades de transferência eletrônica (DOC, TED, Pix).
Realizar operações creditícias como empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrecadamentos, aplicando as técnicas de avaliação cadastral e análise de riscos.